Blockchain para o Mundo Corporativo

Blockchain vai mudar o mundo.

Você deve ter ouvido isso recentemente, mas talvez você não tenha entendido bem o que realmente vai mudar além do Bitcoin ter aumentado ou descido de valor.

Quando me perguntam o que é Blockchain, eu respiro fundo, porque sei que essa coisa não se resume em poucas palavras.

Ao invés de tentar explicar o que é, talvez seja melhor tentar explicar o que ele resolve.

Vamos separar dois tipos de situações:

  • As soluções disruptivas, que têm o potencial de transformar a sociedade e a vida da maioria das pessoas. Nesse contexto se encontra o Bitcoin e outras tecnologias baseadas em Blockchains públicos, tais com o Ethereum ou o Ripple.
  • As soluções corporativas, para solucionar problemas que sempre estiveram lá, mas que a tecnologia tradicional nunca teve condições de resolver de forma efetiva.

É com esse último conjunto que eu acredito que framework de criação de blockchains privados e permissionados, tais como HyperledgerCorda ou Quorum, têm seu maior potencial.

Frameworks para desenvolvimento de Blockchains Privados e Permissionados

Primeiramente vamos listar algumas das funcionalidades que fazem dessa tecnologia algo tão único:

Armazenamento dos Dados em Transações

Não existem registros únicos e sim uma sequência de transações em relação a um determinado dado ou ativo definido desde a sua criação até a última alteração.

Imutabilidade dos dados

Ninguém, nem mesmo o dono da informação consegue apagar um determinado registro, apenas criar uma nova transação referenciando o dado. Toda a listagem das transações permanece inalterada.

Assinatura Digital

Tudo que é feito em um Blockchain Privado é assinado por chaves ou certificados digitais. Cada transação, ou registro ou execução de um contrato inteligente é assinado por quem interessa. Uma cadeia de confiança, baseada em certificados digitais é criada para poder operar a rede.

Redes Peer-to-Peer

Blockchain usa uma rede distribuída para poder armazenar seus dados ou executar seus contratos inteligentes. As informações estão sincronizadas nos diversos nós da rede, não existindo um elemento central de consulta ou de execução de sistemas.

Computação paralela

Os famosos Smart Contracts nada mais são do que sistemas que são executados de forma paralela em de diversas máquinas separadas na rede. Isso traz uma variedade gigante de oportunidades de desenvolvimento para questões muito avançadas.

Agora que listamos as funcionalidades, o que acontece quando colocamos todas elas juntas?

A resposta pode ser simplificada em uma única palavra: CONFIANÇA.

Blockchain possibilita a criação de soluções tratam transações que requerem confiança entre entidades, empresas ou pessoas que não se conhecem ou não se confiam. E um mundo de situações que nunca tiveram respostas técnicas satisfatórias, de repente encontram as soluções a muito tempo requeridas.

Vamos pensar no seguinte caso hipotético:

Em uma empresas de venda de produtos alimentícios, vários clientes passam mal depois de ingerir carne de porco de diversas marcas. A imprensa divulga o caso com alarde.

Em um momento como esse, uma crise é instalada. Algumas respostas para as seguintes perguntas precisam ser fornecidas o mais rápido possível.

  • De onde veio o lote contaminado?
  • Como esse lote foi contaminado?
  • Qual o tamanho da contaminação dentro do estoque da empresa?
  • Quais clientes foram prejudicados por esse problema?

No instante que a crise se estabelece na mídia, todas as empresas que fazem parte da cadeia produtiva de fornecimento de carne suína seriam procuradas para fornecer informações.

O problema é que essa cadeia é muito grande. Ela começa nas fazendas de criação dos animais passando por fabricantes de ração, transportadoras, frigoríficos, dentre outros. Se, por exemplo, o problema tiver se originado em uma ração contaminada, torna-se muito difícil identificar isso posteriormente utilizando os sistemas tradicionais.

Isso porque, muitas dessas empresas irão tentar minimizar ou esconder suas falhas. Nesse caso hipotético, seria comum pensar no fabricante de rações escondendo todos os dados relativos ao seu lote contaminado de rações. Se alguma entidade reguladora pedisse a documentação sanitária dos seus produtos, os relatórios poderiam muito bem serem enviados já alterados para mascarar alguma situação ruim.

Tecnologias dos sistemas tradicionais, baseados em bancos de dados servidores de aplicação não conseguiam resolver uma crise dessas, que muitas vezes afetavam todo um segmento de mercado. Informações importantes se encontram espalhadas em diversas bases de dados de empresas diferentes e isso dificulta que os processos sejam acompanhados de forma correta

Para uma empresa que fornece produtos para o mercado consumidor, é muito importante que o produto final seja fabricado com insumos provenientes de corporações com boa reputação e com regras de governança que garantam uma boa qualidade do produto para o cliente final.

Walmart utiliza Blockchain como base da Segurança Alimentar

As soluções em Blockchain conseguem resolver esse tipo de problema. E muitos outros.

No problema acima descrito, em uma situação de crise, o auditor interessado que fizesse parte do Blockchain Privado já teria as informações da cadeia produtiva.

Isso porque para cada informação nova inserida, toda a rede peer-to-peer entra em consenso, assina e sincroniza os dados nos diversos nós.

Uma auditoria do regulador seria realizada em uma base local, com todos os dados assinados, não sendo necessário qualquer pedido de relatório ao fabricante de ração. Assim como poderiam ser criados sistemas de controle automático para verificar a governança do processo, antes que qualquer problema aconteça.

Poder confiar nos dados que se recebe de outras partes, sejam elas empresas, governo, bancos ou pessoas, é a grande mágica que sistemas desenvolvidos em Blockchainrealizam atualmente.

E isso é um marco na história da computação.

Maersk e IBM irão criar uma Joint Venture para soluções de Global Trading
em Blockchain desenvolvido com Hyperledger

Essa mágica já vem acontecendo. Empresas como o Walmart, Maersk, De Beers, dentre outras, colocaram sistemas baseados em Blockchain para serem o centro de processos de grande importância.

Realmente acredito que soluções disruptivas baseadas em Blockchain públicos como BitcoinEthereum ou Ripple vão transformar a vida das pessoas, em diversas áreas.

Mas soluções corporativas baseasdas Blockchains Privados trarão mais qualidade, transparência e confiança para os processos produtivos.

Em um mundo cada vez mais exigente, ter uma marca conhecida pela confiança será a chave do sucesso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *